A Marinha dos EUA informou que três porta-aviões norte-americanos entraram em águas territoriais da Coreia do Sul para participar de exercícios navais conjuntos. Um vídeo com imagens dos exercícios foi publicado no YouTube.

Segundo a agência de notícias Yonhap, Seul realiza pela primeira vez na história exercícios conjuntos com três grandes porta-aviões norte-americanos: USS Ronald Reagan, USS Nimitz e USS Theodore Roosevelt. As embarcações estão sendo acompanhadas por mais de dez navios de guerra sul-coreanos. 

"As forças das Marinhas da Coreia do Sul e dos EUA estão mantendo uma posição de defesa ideal para a realização de operações conjuntas a qualquer momento e em qualquer local. Com base na nossa firme aliança, teremos como resistir às provocações do inimigo", citou as palavras de capitão do contratorpedeiro sul-coreano Sejong, Lee Ku-seong, a agência de notícias.

A realização de exercícios com três porta-aviões é extremamente rara. Últimos exercícios do tipo foram realizados dez anos atrás, nas proximidades de Guam.